Coral do Programa AABB Comunidade faz apresentação a bancários

Coral do Programa AABB Comunidade faz apresentação a bancários
Local recebe limpeza. Em breve se iniciam obras de paisagismo. Objetivo é de dotar o espaço de infraestrutura ideal para visitação [caption id="attachment_23152" align="alignleft" width="314"]DSC03542 Ações iniciais consistiram em promover a limpeza do local fazendo a poda de árvores não-nativas[/caption] Alto Araguaia, MT – A necessidade de se criar espaços para freqüentação turística e explorar o potencial do Rio Araguaia e Córrego Boiadeiro levou a prefeitura do município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) a empreender uma importante ação. A limpeza de uma área no encontro entre os dois rios, na entrada principal do Bairro da Cohab na Rua Joaquim Estevão de Melo, nas proximidades da ponte pastor Eurides Galdino de Paula. O trabalho contou com uma verdadeira força-tarefa envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Obras e Transporte e ainda Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano. O objetivo foi retirar todo lixo acumulado à margem direita da rua, vegetação não nativa e melhorar o acesso ao espaço. A próxima etapa inclui o paisagismo do local com plantio de grama, colocação de areia e meio-fio para melhorar a estrutura para que os turistas locais e de outros municípios tenham mais um ponto de visitação. A localidade proporciona uma visão paradisíaca do encontro do Córrego Boiadeiro com o Rio Araguaia. Para os amantes da fotografia e da observação da natureza, aves e até mesmo espécies de répteis é possível visualizar. No dia da limpeza, por exemplo, foi possível avistar três cágados aproveitando o sol da tarde em um galho às margens do Rio Araguaia. “É mais uma ação da prefeitura. Estamos limpando para que as pessoas tenham acesso a esse lugar lindo, que infelizmente estava encoberto pela vegetação que não é nativa da região. Infelizmente encontramos vários tipos de material danoso ao meio ambiente como pneus, sacolas, latas, portas velhas. Parecia um lixão. Porém, promovemos a limpeza e agora será feito o paisagismo com grama e plantio de mudas nativas do cerrado. Queremos promover um trabalho de estruturação do local para que se torne um ponto de visitação”, disse o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jéfferson Luiz Berigo. Falta consciência O trabalho de limpeza da área na foz do Córrego Boiadeiro com o Rio Araguaia trouxe uma triste revelação. Mesmo depois do trabalho de limpeza e conscientização efetuado pela prefeitura e diversos parceiros por terra e água no início do ano, o Córrego Boiadeiro continua sendo alvo de depósito de lixo. Vasos sanitários, portas velhas, garrafas peti, material de isopor entre outros estão sendo depositados nas margens e leito do córrego, evidenciando a falta de consciência dos moradores. “É lamentável ver uma cena dessas. Enquanto limpamos um espaço para criar opção para o turismo nos deparamos com lixo dentro da água. Porém, vamos novamente retirar e pedimos à população que tenha consciência e cuidem do meio ambiente”, ressaltou o secretário. Denúncias podem ser feitas pelos fones 3481-1803.